O Projeto Coro Oyá Igbalé do Departamento de Educação do Campus I da UNEB seleciona em 2023 cantoras voluntárias (mulheres) de todos os naipes de voz que integrarão o grupo em março de 2023. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no período compreendido entre 1o e 6/03/2023, via formulário Google Drive, disponível em:
A seleção será coordenada pela Professora Julice Oliveira; e, realizar-se-á, nos dias 8 e 9 de março de 2023, das 14h00min às 17h00min, na sala 105 do Pavilhão Aulas Multidisciplinar(PAM) do Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); situado na Rua Silveira Martins, número 2555, Bairro do Cabula, CEP 40.000-150.
A seleção será realizada em quatro etapas, a saber: análise de formulário de inscrição, dinâmica de grupo, audição e entrevista. Podem se inscrever mulheres com idade mínima de dezoito anos que fazem parte da comunidade acadêmica da UNEB (professoras, alunas, funcionárias e colaboradoras), mulheres que residem da comunidade externa em bairros vizinhos ao Campus I da UNEB, profissionais liberais, professoras das redes estadual e municipal de ensino, donas de casa e demais interessadas. As candidatas não precisam ter experiência em canto ou ter participado de outros corais, pois o trabalho desenvolvido pelo Coro Oyá Igbalé ensina a cantar música sacra afro-brasileira, assim como, o vocabulário especializado.
Em 2023 a comissão de seleção distribui 14 vagas em três categorias: seis vagas para a comunidade acadêmica da UNEB, seis vagas para a comunidade externa e duas vagas classificadas como “musicoterapia COVID-19” que são destinadas a mulheres que tiveram enfrentamentos ao longo da Pandemia da COVID-19. É importante destacar que as candidatas as vagas de musicoterapia devem ter recomendação para atividade terapêutica com canto como atividade que favorece a socialização e o lazer.
Os ensaios regulares acontecem sempre às quintas-feiras das 13h30min às 17h; e os ensaios extras aos sábados de manhã, das 8:00 às 12:00 na sala 105 do Pavilhão Multidisciplinar de Ensino (PAM) do Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
A UNEB não paga ajuda de custo; pro labore; bolsa; despesas com transporte, lanche e água mineral; prêmio em dinheiro ou qualquer tipo de remuneração. O projeto também não custeia o traje das cantoras.
Dentre os principais objetivos do trabalho realizado pelo Coro Oyá Igbalé, destacam-se: a difusão e popularização da música sacra afro-brasileira; democratização do acesso à cultura; fomento à inclusão da população negra e das comunidades de matriz afro-brasileira no espaço da Universidade Pública por meio de uma ação cultural; defesa da liberdade de expressão e combate ao racismo cultural.
Em 2023, o projeto conta com o apoio da UNEB, ASCULT/ UNEB, PROEX/UNEB, PROAF/UNEB, Direção do Departamento de Educação do Campus I da UNEB, Colegiados de Filosofia e Pedagogia do Campus I da UNEB, Grupo de Estudos em Estética e Contracultura do DEDC-I da UNEB e Grupo de Pesquisa em Filosofia, Educação e Psicologia Analítica (certificado pela PPG/UNEB e CNPQ).
Em 2023 o Coro Oyá Igbalé realizará os espetáculos: Amor: Nove Anos do Coro Oyá Igbalé; Coração de Caboclo: homenagem aos 200 anos do Dois de Julho; Trezena de Santo Antônio (cantada); Omolu, o Rei da Terra; Opará e Omo Obatalá. Também realizará oficinas, cursos e palestras.